Aconteceu nesta terça-feira a tão esperada coletiva de imprensa em Sorocaba, interior de São Paulo com Billy Sherwood, ex-guitarrista do Yes, produtor e músico de tantos outros projetos, como a banda CONSPIRANCY e YOSO e a BANDA DO SOL, que também está divulgando seu novo mais novo trabalho, o  CD Tempo.

Esbanjando simpatia, Billy Sherwood e Moacir Jr, vocalista da Banda do Sol,  atenderam a todos que estavam na sala de imprensa com um papo descontraído e muito informativo. Completavam o time da mesa o maestro da Fundec Eduardo Ostergren e o baterista da Banda do Sol, Fábio Fernandes.

Sobre o Evento

A Banda do Sol está em sorocaba para divulgar seu mais novo cd, “TEMPO”, lançado décadas após seu debut. Este último trabalho contou como produtor o próprio Billy Sherwood, que deu um tempo em sua turnê com a banda Yoso exclusivamente para vir ao Brasil e acompanhar  a banda em Sorocaba, interior de SP.

Chamado de “Rock Sinfônico” o dia promete marcar a história pois assim como nos velhos tempos de Pink Floyd e Yes, só para citar dois exemplos, o evento juntará no mesmo palco a orquestra sinfônica da cidade, a FUNDEC, convidados especiais, entre eles o próprio Billy Sherwood e a Banda do Sol tocando várias das músicas de sua carreira. O concerto que já está sendo preparado há mais de 4 meses, será ao ar livre e com entrada gratuita.

Para o maestro Eduardo Ostergren, ensaiar a orquestra para um show desse porte tem sido uma experiência incrível, pois além de ter feitos novos amigos (como ele mesmo disse e como percebiamos pelo comportamento antes durante e depois da coletiva) dá a chance para que os músicos saiam um pouco da rotina erudita e experimentem uma nova forma de ver e de fazer a arte. Nesta tarefa a orquestra terá mais de 60 músicos, além de muitos instrumentos diferentes, inclusive instrumentos indianos que fazem parte de alguns arranjos criado por Moa Jr.

A organização da Secretaria da Cultura estima que pelo menos 5 mil pessoas deverão ir no sábado, dia 28/08, para assistir o único concerto progressivo que deve ocorrer aos arredores de São Paulo até o fim do ano.

Banda do Sol

Todos os integrantes estavam presente embora apenas Moa Jr, vocalista, e Fábio Fernandes, baterista, estivessem sentados à mesa. A banda que não lançava material novo desde os Anos 80 veio com um material de extrema qualidade gráfica, que ilustra muito bem o nível técnico e artistíco da banda. Recebendo elogios de todos os lados, a banda distribuiu o novo CD, chamado de “TEMPO” .

Com uma capa chamativa, o CD está coberto de símbolos indianos, reflexo de uma viagem feita pelo vocalista ao país. Ele possui 12 canções e algumas delas são instrumentais onde percebe-se claramente as boas referências que foram buscadas para a construção das músicas. Desde Yes até um pouco de ELP o som leve e profundo deixa o ouvinte flutuar em uma atmosfera única, ouvindo todos os instrumentos com uma perfeição única, fruto de um trabalho em conjunto de extrema qualidade do lendário Joe Gastwirt , que fez a mixagem do som.

Muito feliz e demonstrando até uma certa ansiedade, Moa Jr. disse que está muito feliz em tocar com a orquestra, disse também que está pensando em lançar mais um disco, o terceiro da carreira da banda, e que também poderia até fazer um relançamento do debut com a nova formação, que está junta há 10 anos. Ao final da coletiva, os integrantes conversaram com jornalistas e autografaram os CDs que foram distribuidos para a mídia.

Billy Sherwood

Distribuindo sorrisos e respondendo sempre com bom humor , Billy Sherwood conversou desde suas influências musicais e disse que existe possibilidade de voltar ao Brasil com a turnê da sua banda Yoso. Disse ainda que estaria aberto a levar o show orquestrado para os EUA, segundo ele “Tudo é possivel quando você imagina dessa forma”. Perguntado sobre a divulgação de novas bandas e o futuro do ProgRock, Sherwood mostrou que tem uma postura muito liberal quanto a internet, dizendo que com plataformas como YouTube e MySpace as chances para uma banda aparecer e fazer sucesso fazendo o que gosta são muito maiores do que antigamente, inclusive deu como exemplo um de seus projetos progressivo, o CIRCA, que não tem selo nem gravadora mas que mesmo assim não o impediu de lançar CDs e DVDs ao vivo.

Ao final da coletiva, atendeu prontamente a imprensa dando entrevistas exclusivas, autografando material e tirando fotos, e para nós do PROGCAST até gravou até uma vinhetinha (escutem o Progcast desta sexta – feira e vocês saberão o que ele disse). Antes de ir embora ele se certificou de vir até nós e dizer “I see you saturday okay ?” – Claro Billiy, nos vemos no show e você que está por perto de Sorocaba não perca a chance de ver esta lenda do ProgRock.

Em breve postaremos uma nova galeria com mais fotos e vídeos do evento, junto com a transcrição dos melhores momentos da entrevista.

O show reunindo Banda do Sol, Billy Sherwood e a Orquestra da Fundec ocorrerá a partir das 19:00, no dia 28/08/2010, próximo sábado, no Parque Campolim. A entrada é franca.

Para saber mais sobre a Banda do Sol acesse o MySpace oficial.

sábado dia 28/08 a partir das 19 horas
Anúncios